DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Cultura Negra

Olá Hipotemusos,
Hoje é uma data bastante importante, na qual é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Irei contar para vocês um pouco da historia desta data e um pouco da importância da cultura negra em nosso país.
Dia 20 de novembro faz referência à morte do líder dos Quilombos dos Palmares, o Zumbi. Zumbi foi morto em 1965, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. A data motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial elegendo Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil.

Veja um pouco mais da História do Dia da Consciência Negra no site Brasil Escola

Dia da Consciência Negra

No Brasil, as influências da cultura negra na moda são bastante fortes. Sou apaixonado pelas estampas de cores fortes (Wax Print) que estes trouxeram e que dão vida e exuberância. Turbantes, penteados, acessórios confeccionados com sementes e outros materiais são algumas marcas da cultura negra na moda brasileira e pode se dizer do mundo. Falar da cultura negra na moda é bastante vasto, pois a cultura é muito rica.
Fico bastante contente quando vejo modelos negros nas passarelas na Fashion Weeks, isso mostra o quão os negros estão sendo respeitados e tendo reconhecimento pelo seu trabalho na moda, porém infelizmente há muita intolerância racial e devemos nos livrar de todos os preconceitos caso queiramos um Brasil e um Mundo mais justos.
Tenho algumas indicações de blogs de moda afro masculina para vocês ficarem mais por dentro das novidades da cultura, conheci dois que adorei a forma da abordagem nos conteúdos. Os blogs são : Estilo Black e Mequitrefismos.
Para comemorar esse dia e dizer não ao preconceito, a Tamires Silva e Silva fez um penteado bastante característico na cultura Afro. Pretendo expandir mais a Cultura Africana e outras no Blog. Diga não ao preconceito! Besos

Penteado Afro

Consiência-Negra

Deixe o seu comentário!